Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP

A Aprendizagem baseada em projetos ou problemas (ABP) é um modelo de ensino que permite os estudantes a confrontarem questões e/ou problemas reais, que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo de forma cooperativa em busca de soluções (BENDER, 2014). MEZZARI (2011) relata que a ABP propõe problemas e situações com o objetivo de gerar dúvidas e estímulo cognitivo para gerar soluções criativas pelos estudantes. Perguntas de situações cotidianas serão o ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem, de modo que não sejam dadas respostas prontas, mas que os estudantes sejam os atores das investigações e soluções dos problemas. Serão avaliadas a capacidade de gerar hipóteses, a habilidade em propor metodologias de teste e refutação de hipóteses, e a capacidade de desenvolver conclusões científicas baseadas em evidências. Essas atividades ocorrerão nos espaços escolares e nas universidades participantes, em oficinas ou cursos, com a participação de grupos de estudantes e professores de diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento, reforçando o caráter coletivo. Serão utilizadas estratégias como as citadas por GIL PEREZ e CASTRO (1996):

  • Utilização de problemas abertos, ou seja, que não possuam uma delimitação muito clara, permitindo que os participantes criem hipóteses e questionamentos a partir das situações apresentadas;
  • Elaboração de hipóteses como atividade que deverá orientar as investigações e a exposição das concepções prévias dos estudantes participantes;
  • Elaboração de portifólios ou diários de bordo, estimulando o registro e a comunicação do que será pensado, realizado e, posteriormente, divulgado e debatido.

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