Laboratório Virtual de Práticas em Ciências

Os Laboratórios Virtuais para práticas em Ciências simulam práticas laboratoriais, de modo a superar a falta de recursos de um laboratório físico e o seu alto custo de manutenção. Nas práticas simuladas, o aluno é encorajado a resolver problemas propostos, treinar a solução de problemas, elucidar o aprendizado da teoria, verificar fatos e princípios e desenvolver métodos de investigação que despertem o interesse (Kerr, 1964). Os alunos serão inseridos em Laboratório de Informática no campus da UFV Florestal e em Laboratórios de Informática das escolas. Serão utilizados Laboratórios Virtuais que já existem e criado novos pela equipe do projeto. Nas metodologias desenvolvidas nesses laboratórios, o estudante é estimulado ao aprendizado pelo desafio de solucionar um caso a partir da investigação científica. Serão avaliadas e desenvolvidas a habilidade de estabelecer hipóteses e roteiros de investigação, utilizar instrumentais de laboratório, tais como vidrarias e reagentes, resolver problemas e elaborar conclusões baseadas em metodologias científicas e em evidências simuladas no ambiente virtual. Para formar os professores no uso desses recursos, serão realizados workshops, oficinas e cursos.