Mas o que é o projeto Ciências em rede da UFV?

Vivemos em uma sociedade científica e tecnológica, onde mudanças e inovações são constantes e exigem que o trabalho dos professores seja focado nas habilidades e competências dos estudantes. É uma mudança de paradigmas, que demanda ações entre instituições e com qualidade. Nesse sentido, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) se destacam e propõem o projeto Ciências em Rede, que objetiva promover o ensino e a aprendizagem das Ciências por investigação em escolas da Educação Básica de Minas Gerais, a partir da formação inicial e continuada de professores e da elaboração e implementação de projetos interdisciplinares, socioambientais, inclusivos e contextualizados às diferentes realidades.

Este projeto, que faz parte do Programa Ciências na Escola do governo federal, além da UFV e do IFMG, envolverá, diretamente, 15 escolas públicas de nove cidades do estado de Minas Gerais: Florestal, Guaraciaba, Juatuba, Pará de Minas, Paula Cândido, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras e Viçosa. Estas escolas estão ligadas a três Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado ou a Secretarias Municipais de Educação do seu município.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, várias atividades serão realizadas e podemos dividi-las em cinco eixos de atuação: a) formação inicial e continuada de professores de ciências; b) metodologias ativas no ensino de ciências, com ênfase a projetos e ensino por investigação; c) uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de ciências; d) acessibilidade e inclusão no ensino de ciências; e) divulgação e popularização das Ciências e da cultura. As ações desenvolvidas no projeto, perpassarão boa parte das Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tanto no momento de sua execução quanto na formação dos estudantes para futura atuação comunitária e no trabalho.

Os resultados esperados são: 1. Oferecimento de mais de 30 eventos de formação, entre cursos e palestras, para professores e estudantes da Educação Básica; 2. Participação de mais de 300 docentes da educação básica em cursos, oficinas e palestras de formação inicial e continuada; 3. Melhorar o entendimento sobre o processo e conceitos científicos dos estudantes da educação básica, das escolas parceiras; 4. Apoiar o desenvolvimento de mais de 180 projetos científico-tecnológicos na Educação Básica, envolvendo a participação de mais de 900 estudantes; 5. Tornar os materiais didáticos e paradidáticos, produzidos no projeto disponíveis para estudantes e cidadãos com deficiência, tanto pela sua tradução/interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) quanto pela audiodescrição e/ou impressão em Braille; 6. Construir terminologias na LIBRAS para conceitos e processos das ciências, das atividades e ações desenvolvidas na presente proposta, e divulgar para a sociedade; 7. Realização de três eventos estaduais, a Feiras de Ciências FECITEC/UFV, com a apresentação de mais de 300 trabalhos científicos, desenvolvidos por estudantes da educação básica, e a participação de mais de 3000 estudantes; 8. Possibilitar a apresentação de trabalhos científicos, desenvolvidos pelos estudantes da educação básica, em eventos nacionais e internacionais.

Contudo, os resultados obtidos consolidarão uma rede de instituições UFV/IFMG/SREs/Escolas que irá aprimorar o ensino de ciências na Educação Básica, colaborando de maneira significativa para a melhoria da educação, o incentivo e a descoberta de novos talentos para as Ciências no Estado de Minas Gerais.

Fonte: Professor Eduardo França Castro – Coordenador Institucional do Programa Ciências na Escola da UFV