UFV e IFMG têm proposta aprovada pelo programa Ciência na Escola

29/10/2019

O governo federal aprovou, no dia 22 de outubro, por meio do programa Ciência na Escola, uma proposta da UFV e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) para aprimorar o ensino de ciências em escolas de educação básica de Minas Gerais. Juntas, as instituições receberão R$ 3 milhões para atuar com ensino e aprendizagem por investigação na área, a partir da formação inicial e continuada de professores e da elaboração e implementação de projetos interdisciplinares, socioambientais e inclusivos.

A proposta Ciências em Rede: ações e interlocuções entre a educação básica e superior para a democratização das ciências em Minas Gerais, que será colocada em prática entre dezembro de 2019 e 2022, envolverá 15 escolas públicas de Florestal, Guaraciaba, Juatuba, Pará de Minas, Paula Cândido, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras e Viçosa. De acordo com o coordenador institucional do programa, o diretor de Ensino da UFV-Florestal, Eduardo França Castro, estão previstos eventos de formação – como cursos oficinas e palestras –, desenvolvimento e divulgação de projetos científico-tecnológicos – o que inclui uma edição da Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (Fecitec) –, disponibilização de materiais didáticos e paradidáticos, principalmente para estudantes e cidadãos com deficiências, e construção de terminologias em Língua Brasileira de Sinais para a área de ciências, entre outras.

Segundo Eduardo, as ações estarão vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, “tanto no momento da execução quanto na formação dos estudantes para futuras atuações comunitárias”. Além de resultados específicos, é esperada a consolidação de uma rede de instituições, escolas, superintendências regionais de ensino e secretarias municipais de educação para promover o aprimoramento constante das ciências na educação básica, a melhoria da educação, como um todo, e o incentivo e a descoberta de novos talentos para as ciências em Minas Gerais.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Todas as informações sobre a iniciativa estão disponíveis em www.ciencianaescola.gov.br.

Divulgação Institucional do campus UFV-Florestal